sexta-feira, 23 de julho de 2010

Aprenda a ME amar!!!

Seria muito mais fácil viver e conviver se todas as pessoas viessem com um manual de instruções. Evitaríamos muitos equívocos, enganos e tudo fluiria mais facilmente. Só precisaríamos ler TODO o manual e pronto. Fácil assim! Simples assim! Porém, seríamos privados de todas as surpresas e encantos e desencantos que o não conhecimento de alguém nos traz. Algumas surpresas ruins e algumas decepções, mas muitas surpresas fantásticas também!


Correndo o risco de me tornar mais conhecido e mais transparente (isso é possível?) coloco aqui algumas dicas, conselhos e orientações do MEU manual. Aprenda a ME amar! Mamãe não me entregou esse manual. Tive que aprender na marra! Dou de mão beijada aqui! Aproveite! (Ah! A fábrica me disse também que não aceita devoluções!). Por conta e risco agora!


Claro que vou fazer uso de citações. Mais fácil de ilustrar.


Li há algum tempo atrás O Monge E O Executivo (fui praticamente obrigado pela minha sábia mãe que possui mais de 10 anos na área de recrutamento e seleção). Confesso que achei um livro chatérrimo de ler. Leitura travada. Mas o lia em filas de banco, supermercado, etc. Foi um daqueles livros magrinhos que não acabam nunca. A capa já ficando puída dentro da mochila de tanto andar de lá pra cá e daqui pra lá sem nunca parar em casa (lugar dos livros errantes que andam comigo quando são completamente lidos). Consegui com muito custo terminar de ler o livro e sinceramente aprendi algumas coisas com ele. O que me deixou bastante satisfeito. Afinal, aprendi também com um ex-namorado da irmã de uma grande amiga minha (pelo grau de parentesco já esqueci o nome dele claro!) que um livro só é bom quando você aprende algo com ele. E aprendi! Aprendi o significado da palavra compromisso.


"Compromisso é ater-se as SUAS escolhas."


"SUAS" está grifado! Quando assumimos um compromisso com alguém é uma escolha nossa. Não somos obrigados a nada (ou quase nada... risos...). Quando alguém me oferece algo e aceito de bom grado, o compromisso se estabelece. Atenha-se a ele! Atenha-se as SUAS próprias escolhas! Não vou cobrar um compromisso assumido e caído no esquecimento. Desisti de relacionamentos baseados em cobranças. Não funcionam direito. Não perduram. Se realmente for importante para o outro o compromisso assumido comigo ele será cumprido. E o esquecimento só demonstra essa falta de compromisso. Portanto, para me amar, cumpra seus compromissos comigo. Atenha-se as SUAS escolhas. Não é algo difícil de ser feito. E se for uma pessoa desmemoriada: anote na agenda, no celular, escreva na mão com caneta, amarre uma fita no dedo! Mas atenha-se as SUAS escolhas. O esquecimento não serve como desculpa. Nem esfarrapada!


Isso me faz lembrar uma outra citação do Dalai Lama que esbarrei ontem em algum lugar da internet. Provavelmente no Facebook de alguém.


"Dê a quem você ama: asas para voar, raízes para voltar e motivos para ficar."


Nada de cobranças (sim, a lembrança do compromisso não cumprido é uma cobrança). Liberte a pessoa que você ama, dê-lhe asas para voar longe e alto! O amor liberta, não deve escravizar! Ofereça também raízes para ela nutrir-se quando estiver com você! Alimente-a com sua presença, carinho e atenção. E ofereça motivos para essa pessoa ficar com você. Seja atraente, cuide de você mesmo e dela também, seja gentil, cordial, agradável, uma pessoa boa e honesta! (não todo o tempo... risos... Sei que isso não é possível!). Ofereço tudo isso quando amo alguém! E estou aprendendo a deixar a pessoa livre para fazer suas escolhas. Estar ou não estar comido é uma delas. Se ela voltar saberei que sou querido de alguma maneira. E nutro esse sentimento com toda a atenção que tenho disponível estando perto ou longe. Se quer realmente me amar me ofereça algo semelhante! Dê-me asas para voar e conquistar novos mundos e novas paragens. Nutra-me com seu carinho e atenção. Expresse-se com clareza e simplicidade. Diga que me ama, que me quer, que me deseja, que ao menos gosta de mim, que sente minha falta, que sente saudades, que precisa de mim... Expresse-se! Abra seu coração pra mim. É bom ouvirmos isso com certa freqüência. Faz-nos sentirmos queridos e com vontade de retornarmos sempre para o mesmo lugar depois de vôos extensos e cansativos. E me dê motivos para ficar junto de ti! Ofereça-me abrigo em seu coração e me embale em suas batidas. Ofereça-me proteção em seus braços. Ofereça-me seu amor. Olhe-me com ternura mas também com severidade quando estiver num caminho ruim. Segure na minha mão e me abrace forte dizendo que tudo vai dar certo! Que tudo já está dando certo! Diga que fui escolhido. Que sou um em um milhão. Compartilhe seus sonhos comigo (e não venha me dizer que não sonha! Isso é mais uma pequena mentira sempre desnecessária para mim! Todos sonhamos! Relembre-se ao menos dos seus sonhos. Eles apenas foram esquecidos). Case comigo! Compartilhe sua vida comigo, seus amigos, sua família e nada mais além de seu corpo e sua alma! Sua ânima! Anime-se comigo para que sejamos felizes juntos! Plante-me no seu jardim e não num vasinho que fica esquecido na sacada e é regado quase que por um acaso ou por hábito... Dê-me espaço para me enraizar em sua vida, para crescer e lhe oferecer minha sombra! Cuide de mim dessa maneira e assim terá me cativado para todo o sempre. Sendo este o maior motivo para eu ficar.


Por fim, deixarei uma citação de Nietzsche. Não concordo com tudo que ele pensou mas muita coisa me faz refletir como o que segue abaixo encontrado ontem no Facebook também (obrigado Rogerio).


"Sou demasiado orgulhoso para acreditar que um homem me ame: seria supor que ele sabe quem sou eu. Também não acredito que possa amar alguém: pressuporia que eu achasse um homem da minha condição."


Soa arrogante e orgulhos claro. Confesso que sou ainda um pouco orgulhoso pra muita coisa. Sou extremamente independente e me viro bem pra quase tudo em minha vida. Mas procuro esse compartilhar a vida com outro ser humano que em alguma instância envolve uma certa dependência (veja e entenda mais sobre isso na postagem http://pensamentosdoalessandro.blogspot.com/2008/04/contar-com-depender-e-precisar-de.html).


Preciso de alguém sim. Já fiz minha escolha. Agora, só preciso ser escolhido também. Mas acredito que possa amar. Obviamente contrariando Nietzsche. Para isso procuro conhecer o outro. Preciso conhecer o outro. E busco conhecê-lo com as perguntas mais estapafúrdias e as vezes surpreendentes por sua simplicidade: Quais são seus sonhos? é uma delas! Para me amar procure me conhecer. Interesse-se por mim. Pelos meus afazeres, por meus amigos (mas não muito porque sou ligeiramente ciumento!), pela minha família, pelo Tigor! Pergunte-me tudo e explore meu consciente e meu inconsciente! Questione-me, argumente e contra-argumente comigo. Faça-ma pensar. Mantenha minha mente ocupada. Assim meu coração se manterá também. Aquecido pelo seu interesse em desvendar o MEU EU. Da mesma foram desvendarei o SEU EU.
E assim, conhecidos ambos, seguiremos felizes de mãos dadas ou abraçados (as vezes isso sim se faz necessário!) por caminhos novos e inexplorados. Mas com a certeza de podermos contar sempre com alguém muito especial ao lado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário